Vejam as Dicas para Você


O QUE SERVIR E QUANTO SERVIR EM UMA FESTA
Definir o tipo e calcular a quantidade de comida que será servida em uma festa não é uma tarefa fácil, já que depende de vários fatores como:
Tempo de duração da festa - A duração da festa conta muito! Em uma festa animada que dura mais de cinco horas, espera-se que as pessoas comam e bebam muito mais!
No caso de um almoço/jantar, se haverá ou não coquetel - Se houver coquetel precedendo o almoço ou jantar, as pessoas comerão menos do prato principal.
Quantidade de jovens, homens e mulheres - Em geral, os jovens comem mais do que as pessoas mais velhas e os homens comem mais do que as mulheres.
Quantidade de crianças - Na hora de calcular a quantidade de comida, você deve contar cada 2 crianças como 1 adulto. Se houver muitos docinhos, os convidados comerão menos bolo.

COMO CALCULAR A QUANTIDADE DE COMIDA POR PESSOA

• Calcule 5 a 8 salgadinhos por pessoa se houver almoço ou jantar em seguida.
• Calcule 12 salgadinhos ou canapés por pessoa se houver apenas um prato quente em seguida (coquetel+prato quente).
• Calcule 15 a 18 salgadinhos por pessoa se houver apenas coquetel.
• Calcule aproximadamente 150 gramas de massa por pessoa se for servi-la como acompanhamento e 200 gramas se for servi-la como prato principal.
• Calcule 120 gramas de frutas e vegetais por pessoa.
• Calcule aproximadamente 200 gramas de carnes ou peixes por pessoa em um almoço ou jantar onde haverá outros pratos e 300 gramas em um churrasco.
• Calcule 50 gramas de arroz por pessoa. Quando cozido o arroz triplica o seu peso, ou seja, 50 gramas de arroz cru são equivalentes a 150 gramas de arroz cozido.
• Uma fôrma com 22cm de diâmetro de torta salgada ou doce serve até 10 pessoas.
• Calcule 5 ou 6 docinhos por pessoa.
• Calcule 60 gramas de bolo por pessoa (caso haja docinhos ou outras sobremesas) e 100 gramas por pessoa (se o bolo for a sobremesa).
• Em relação às sobremesas, o ideal é fazer com que cada sobremesa dê para todos os convidados.

OUTRAS DICAS
Para economizar: Se vocês querem economizar, não exagerem na quantidade de pratos! Quanto mais opções disponíveis, mais as pessoas irão comer e até desperdiçar! A maioria vai querer experimentar um pouquinho de cada coisa.
O mesmo vale para as sobremesas: se você pudesse escolher entre bolo de chocolate e bolo de chocolate branco, não iria querer um pedaço de cada?
Para escolher o cardápio: Se você está em dúvida sobre o que servir, aposte naquilo que todo mundo come. Bem melhor do que servir comida exótica ou aquele prato que você adora e ninguém mais! Deixem estas delícias para outra hora.
Quando há muitas crianças na festa: Você decide servir uma comida super requintada, mas terão vários filhos de amigos na festa? Pensem na possibilidade de preparar um cardápio especial para eles. Que tal mini pizzas, batatinhas fritas e pequenos hambúrgueres? A criançada vai adorar e os pais irão elogiar o gesto de delicadeza!

NA HORA DE ESCOLHER AS BEBIDAS PARA A FESTA
Um pouquinho mais difícil do que calcular a quantidade de comida, a quantidade de bebidas depende dos mesmos fatores citados acima, além de:
Estação do ano - No verão, bebidas como água, refrigerantes e cerveja serão mais consumidas. No inverno, o consumo de vinho será maior.
Quem serão os convidados - os amigos certamente consumirão mais bebidas do que as tias idosas e as amigas da sua mãe.
Variedade - Se houver apenas refrigerante, cerveja e água (geralmente inclusos no preço por pessoa do buffet), a quantidade consumida destas será bem maior do que em uma festa onde houver também champanhe, vinho e uísque.
Tipo de festa - Em uma festa animada por uma banda que tocará até altas horas da madrugada, o consumo de água e outras bebidas será bem maior do que em um jantar ou coquetel mais tranqüilo.

COMO CALCULAR A QUANTIDADE DE BEBIDA POR PESSOA (APROXIMADAMENTE)
• Calcule 1 garrafa de vinho tinto para cada 3 ou 4 pessoas quando este for servido durante um almoço ou jantar.
• Calcule 1 garrafa de vinho para cada 2 pessoas quando este for servido durante um coquetel.
• Calcule 1 garrafa de champanhe para cada 2 pessoas em uma festa "bolo-com-champanhe", onde o champanhe será servido do começo ao fim da festa.
• Calcule 1 garrafa de champanhe para cada 8 pessoas quando este for servido apenas na hora do brinde.
• Uma garrafa de uísque serve 10 pessoas.
• Em uma festa onde haverá apenas cerveja, refrigerantes e água, calcule 1 garrafa de cerveja por convidado (600ml).
• Em uma festa onde haverá também vinho tinto e branco, calcule 1 garrafa de cerveja para cada 4 convidados.
• Em uma festa onde haverá vinho tinto, branco e uísque, calcule 1 garrafa de cerveja para cada 6 convidados.
• Calcule 400ml de refrigerante por pessoa em uma festa onde haverá também outras bebidas e 600ml por pessoa em uma festa onde haverá apenas refrigerantes e água.
• Calcule 200ml de água mineral por pessoa.
• Calcule uma garrafa de 750ml de coquetel de frutas para cada 25 convidados

MAIS DICAS
Contrate um serviço de buffet - Organizar uma festa sozinha pode ser uma delícia quando você tem tempo disponível, mas como os preparativos do casamento não se resumem à festa, o melhor a fazer nessa hora é contratar um serviço de buffet (Ester Buffet) para cuidar de todos os detalhes. Você evitará maiores preocupações com a comida, bebidas e outros!
Cálculos aproximados - Como dissemos, estas quantidades são aproximadas e variam muito de acordo com os fatores citados acima. Converse com o responsável pelo serviço de buffet antes de fechar as bebidas, pois há possibilidade de comprar por consignação.
Lembre-se - De providenciar refrigerantes diet e água para os diabéticos.

Fonte: www.noivasonline.com
Ester Buffet
Todos os direitos reservados
Resolução Recomendada 1024x768
Desenvolvido por: Fábio de Souza